"Dê-me uma selvageria cujo vislumbre nenhuma civilização seja capaz de suportar"

PRIMITIVISMO -- SABERES TRADICIONAIS -- SAÚDE NATURAL -- EVOLUÇÃO HUMANA



terça-feira, 27 de setembro de 2011

Serralhinha - Emilia fosbergii


 (Fonte: FloraSBS)

Erva comestível e medicinal (diurética e contra dores corporais e infecções nas vias respiratórias e urinárias). Bastante simpática e fácil de encontrar. Aproveito para mostrar como pode ser um ataque de fungo em uma planta, o qual se deve evitar ingerir.

sábado, 24 de setembro de 2011

Amoreira - Morus nigra

 (Fonte: Wikipedia)
 
Árvore magnífica, com frutos doces (nutritivos e muito saborosos), com boa sombra, e com diversas propriedades medicinais (principalmente como apoio à dificuldades derivadas do climatério).

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Beldroega - Portulaca oleracea

 Fonte: AgroAtlas.ru

Fonte: viarural.com

"Daninha" de grande sabor e grande qualidade nutricional e medicinal. Cresce em terrenos baldios, e em solos agrícolas, onde é combatida, quando na verdade trata-se de uma planta que deveria ser muito bem recebida.

sábado, 10 de setembro de 2011

"A Vida no Fim do Império" (2007)


O filme "What a Way to Go: Life in the End of the Empire" sempre esteve na minha lista de recomendados, na lateral do blog. Sinto que sempre vale a pena recomendá-lo novamente. Um pouco longo, com duas horas de duração, o filme têm basicamente duas grandes partes.

sábado, 3 de setembro de 2011

Cascaveis - Crotalus sp.

Atenção para a coloração e o padrão de listras.
O guizo desta cascavel ainda é pequeno, indicando
não 5 anos de vida, mas 5 trocas de pele.
(Fonte: Wikipedia)

Serpentes são animais fascinantes, ao mesmo tempo que amedrontadores. Alguns especulam se a fobia que muitos têm por cobras (e aranhas) não possui origem genética, resultante de milhões de anos de envenenamentos desagradáveis, principalmente enquanto ainda eramos pequenos macacos em árvores. Hoje, nossos corpos maiores são mais resistentes aos venenos, mas ainda assim alguns casos podem ser fatais. E claro, o conhecimento pode ajudar, tanto para entender como estes venenos atuam, quanto para responder à eles. Hoje dou início à seção de animais peçonhentos do blog, falando do veneno das cascavéis. Aproveito também para falar algumas coisas gerais sobre cobras e como lidar com elas.