domingo, 28 de agosto de 2011

Crescimento populacional humano: Anomalia cultural

A "curva J" do histórico populacional humano.
Não deixem de entrar no link acima para ver o tamanho original e ler as legendas (em inglês).

Nascemos e crescemos em um mundo superpovoado. Tendemos a pensar que o mundo continuará assim, o que é natural, pois tendemos a "naturalizar" tudo aquilo que estamos acostumado a ver desde que nascemos. Mas este mundo superpovoado é tão efêmero quanto um sonho, e a idéia que esse sonho pode continuar está embasada em crenças, não em fatos. Diversos autores chegaram a enxergar a situação atual de nossa espécie como um câncer adoecendo o planeta. E estamos adoecendo a nós mesmos também no processo. De forma muito pior do que qualquer câncer seria capaz.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Aroeiras-pimenteiras - Schinus sp.


S. molle - Repare nas folhas finas e caídas.
Fonte: Tropicos.org

 S. lentiscifolius - repare à esquerda no formato incomum das folhas,
compostas e com a raque alada. Fonte: Projeto Flora Digital - UFRGS

S. terebinthifolia
Fonte: Portal "Tudo sobre plantas"
Portal "Wild life of Hawaii" (Ver comentários)

Atendendo a pedidos, um pouco sobre as espécies conhecidas como Aroeiras-Pimenteiras. Possuem usos medicinais diversos (com destaque para a propriedade anti-microbiana e para o apoio no tratamento dos órgãos do sistema reprodutor feminino). Os frutos também possuem famigerado uso culinário. Contudo, vale a pena saber reconhecer corretamente a espécie com a qual irá lidar.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Capuchinha - Trapaeolum majus


Fotos: acervo pessoal. 
Agradecimento ao GeWA - Grupo de estudos Walter Accorsi, 
pelo cultivo tão bem cuidado.

Um delicioso complemento para saladas, seja com suas flores ou suas folhas. E uma planta medicinal de renome, e de grande praticidade (útil como anti-séptica, diurética, e no tratamento de afecções pulmonares ou das vias urinárias). Também usada para proteger outras plantas de herbívoros em hortas.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Evolução humana: introdução, questões gerais, e linha do tempo.

Para introduzir a temática da evolução humana, terei de fazer uma primeira postagem com alguns nomes, datas, e conceitos introdutórios. Espero ser capaz de aguçar a curiosidade de vocês, mais do que afastá-los com uma aula cansativa.